Seu computador esta te deixando nervoso com a lentidão? saiba que é normal todos os tipos de dispositivos sofrerem de uns engasgos as vezes, e por isso é bom a gente estar sempre fazendo pequenas "manutenções" de configurações, justamente para evitar esse tipo de estresse. Foi pensando nisso que vamos deixar "5 dicas" de configurações para você deixar seu computador mais rápido e se manter sempre calmo quando tiver fazendo qualquer trabalho.
Lembrando que o tutorial funciona para windows 7, windows 8, 8.1 e windows 10, por isso, sinta-se a vontade, lembrando que dependendo do windows, alguns termos podem ser ligeiramente diferente, mas o resultado vai ser a melhoria de desempenho.
Confira também o vídeo feito no fim do post


1 - Acelere a inicialização do sistema.


O processo de login pode ser acelerado se alguns programas iniciados com o sistema forem desabilitados. Quem faz uso do Windows 7 e versões superiores (8, 8.1 e 10) pode administrar esta configuração tranquilo, também através do Gerenciador de Tarefas do próprio windows.


Use o comando “Ctrl + Shift + Esc” e selecione a aba “Inicializar”. Consulte a lista de aplicativos que são executados durante a inicialização do Windows e desabilite programas usados esporadicamente a partir de um clique com o botão direito ou por meio da opção “Desabilitar”, localizada à direita da janela.



2 - Desinstale programas que você não utiliza mais.

Processos de segundo plano ou entradas de inicialização de programas não usados podem ainda estar abarrotando sua CPU. Desinstale, portanto, ferramentas inúteis e aprimores a performance de sua máquina. Digite “Painel de Controle” junto da caixa de buscas do Windows 10 ou abra a opção “Desinstalar ou alterar um programa” por meio da aba “Computador” do “Explorador de Arquivos”.


Clique com o botão direito sobre os aplicativos que deverão ser desinstalados em “Programas e Recursos” e selecione a opção “Desinstalar”. OBS: a finalização de alguns processos poderá exigir a reinicialização do sistema.


3 - Faça Limpeza do disco (Hard drive).

As mais recenes versões do Windows são capazes de fazer a “desfragmentação automática” de discos rígidos mecânicos. Ainda assim, executar o processo de limpeza nativo do sistema pode vir a calhar sob as mãos de usuários que usam, por exemplo, HDs externos ou que acabaram de copiar dezenas de GBs de dados de uma mídia antiga para uma partição nova de armazenamento.




Ativar a otimização de disco é fácil: abra o Explorador de Arquivos e clique em “Este Computador”. Depois, clique com o botão direito sobre a unidade de armazenamento – “Disco Local (C:)”, na maioria dos casos. Em “Propriedades”, e nas abas “Geral” e “Ferramentas”, as funções “Limpeza de Disco” e “Otimizar” podem ser ativadas, respectivamente. Habilite uma delas e seja paciente, pois a desfragmentação e liberação de espaço no disco vão consumir boa parte do seu tempo.



4 - Reduza ou desative as animações.

Outra função nativa do Windows permite a otimização do sistema sem qualquer tipo de complicação. Enquanto animações como sombreamento do mouse e rolagem suave de caixas de listagem enchem os olhos dos usuários, memória RAM e CPU acabam por ser consumidas vorazmente pelos efeitos visuais.

Clique com o botão direito sobre o botão Iniciar, à esquerda da Barra de ferramentas, e selecione “Sistema”. Em seguida, vá até o link “Configurações avançadas do sistema”. Na aba “Desempenho”, abra as opções de “Configurações”. Por fim, marque a caixa “Ajustar para obter um melhor desempenho” e aperte "OK".



5 - Feche programas em segundo plano.

O encerramento de aplicações que rodam em segundo plano também pode otimizar, é algo simples, fácil e seu computador agradece. É possível, sim, fechar os programas de background através do Gerenciador de Tarefas. você pode fechar via, gerenciador de tarefas, cujo atalho é simples, basta apertar 3 teclas em simultâneo, "CTRL + SHIFT + ESC" ou ir no seu canto inferior direito ao lado do relógio e fazer por lá.



Clique na "setinha" exibida ao lado do relógio e consulte, então, os programas secundários que estão sendo executados. Clique com o botão direito sobre um dos serviços que você quer  encerrar e pronto. OBS: Atenção aos programas que não podemos paras, como antívirus, servidores locais, etc.

Confira o mesmo tutorial feito em vídeo



Espero que tenha gostado do post, adicione nosso site e canal do youtube nos seus favoritos para mais novidades

Esse post fez seu computador melhorar o desempenho? Deixa a gente saber aí em baixo nos comentários. até logo!

Quer contribuir com o portal? faça uma doação!



Comente com o Facebook:

Postar um comentário Blogger

 
Top